-
Arquitetos: Studio ii
- Área: 325 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:The Fishy Project
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno utilizado para agricultura urbana, deveriam ser projetados estúdios, oficinas, lojas e outras instalações auxiliares para uma mãe e filha designers. Com uma granja de um lado e um estábulo do outro, o local tem um forte cenário agrário. Tomando este panorama como ponto de partida, o projeto foi concebido como uma extensão desta paisagem e articula um programa bastante contemporâneo com um vocabulário espacial amplamente tradicional.
O programa central é ainda mais estratificado com pátios, varandas, pátios e espaços em mezzaninos que lembram expressões arquitetônicas tradicionais de linguagem gujarati relacionados a uma residência agrária, como 'faliyu', 'otlo', 'osri', 'chowk', e 'maliyu'. O vocabulário linguístico confere uma riqueza ao vocabulário arquitetônico. Estas extensões periféricas na paisagem tornam os espaços mais humanos e trazem uma sensação de tempo que é lenta e abundante. Elas também proporcionam inúmeras possibilidades de improvisação social e programática e infundem riqueza háptica às tarefas cotidianas.
Ao longo da construção, o projeto continuou evoluindo com o desejo e a visão do cliente - tornando-se cada vez mais específico. A estrutura conceitual permitiu que o projeto se modificasse ao longo do processo, tornando-se uma arquitetura cada vez mais aprimorada. O projeto, mesmo após a sua conclusão, mantém largura suficiente para crescer e absorver quaisquer mudanças futuras na proposta inicial do projeto.
Moldado em concreto pigmentado e adequando-se às árvores existentes no local, o projeto se adapta perfeitamente à natureza ao redor e se torna parte dela. A fazenda, as vacas, as árvores, o pátio e o projeto existem em constante ressonância uns com os outros, irradiando atemporalidade e equilíbrio.